"A cultura é um produto coletivo da vida humana" - Santos
Segundo Santos existem duas concepções de cultura, a primeira “remete a todos os aspectos de uma realidade social; a segunda refere-se mais especificamente ao conhecimento, às idéias e crenças de um povo”. Como a primeira definição trata de um âmbito mais abrangente da cultura, neste blog utilizaremos a segunda concepção como base, pois neste caso diz respeito a uma esfera da vida social.
Pellegrini Filho e Santos apontam a existência de três tipos de cultura: a cultura erudita, de massa e a popular. A primeira contempla as expessões artísticas clássicas, os códigos de ética, etc. a segunda surgiu com a revolução indústrial e a necessidade de se criar um mercado consumidor, é produzida em larga escala disseminada pela mídia e a terceira também de domínio coletivo, mas transmitida de pessoas em pessoa, ou de grupo em grupo por via informal. O tipo de cultura que será abordado no blog é a cultura erudita, que abrange a área acadêmica, consequentemente a produção científica.
Quando pensamos em cultura, mais especificamente a cultura no Brasil, é preciso lembrar que nosso país é formado por diversos estados e regiões, e que dentro destas, existem grupos de pessoas de variadas origens e classes sociais, portanto, não é possível delimitar de forma definitiva qual é a cultura de um determinado país, estado ou cidade.
A cidade de São Paulo, por exemplo, possui uma população com origens diversas. Composta por descendentes de negros, índios, migrantes e imigrantes dos mais variados países, que juntos formam a cultura do paulistano.
E para você? O que é cultura?
Dica: Quer ler mais sobre cultura? O livro O que é cultura do autor José Luiz dos Santos é uma boa pedida.
SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura. São Paulo: Ed. Nova Cultural; Brasiliense, 1986.
PELLEGRINI FILHO, Americo; SANTOS, Yolanda Lhullier dos. Antropologia cultural e folclore. São Paulo: Olimpika, 1989.
Para mim, cultura é qualquer ação que as pessoas preservam e disseminam no âmbito do seu cotidiano.
ResponderExcluirAcredito que aprenderemos muito quando somarmos cada conceito, cada conteúdo e compartilharmos com nossos pares, haverá grande contribuição dos Blogs da disciplina Ação Cultural.
ResponderExcluirEu sempre aprendo...
Sucesso!!!
Cultura é uma forma de estar no mundo... Forma que é "formatada" desde que nascemos (Estado, família, instituições), mas que pode ser reformatada inúmeras vezes, desde que a pessoa se proponha a sair por aí, ver o mundo... dar um dedinho de prosa, quiçá dois ou três...
ResponderExcluirPara mim cultura é um processo contínuo, mutante, capaz de se reinventar, de compartilhar, de crescer e reduzir. E, todo este processo pode ser impactado de várias formas, vimos que as guerras e os desastres ambientais alteram até a forma de alimentação das pessoas, seus costumes, e consequentemente suas culturas. É por esta razão que atualmente, fala-se muito em sustentabilidade e respeito à diversidade.
ResponderExcluirmeninas, gostei muito do blog e das perguntas que fizeram para seus seguidores, inclusive os comentários estão valiosos,dá para aprender muito com isso...taniac
ResponderExcluirGosto de entender cultura como tudo o que faz um ser humano ser o que ele é, fazer o que faz, pensar o que pensa, querer o que quer, saber o que sabe e muito mais.
ResponderExcluirComo o termo vem de cultivar, todos têm sua cultura, pois todos cultivam algo.
E como qualquer cultura, aquela mais adaptada ao ambiente tem a tendência de engolir a que está mais próxima. Não são ervas daninhas, são somente mais persuasivas.
Abraços e parabéns pelo trabalho!
Eu acho que todas as idéias do que é, ou pode vir a ser cultura, é cultura.
ResponderExcluir