terça-feira, 22 de março de 2011

Primeiros estudos... O que é periferia?



Quando falamos em periferia a primeira coisa que vem em nossa mente é a pobreza, a violência e a falta de serviços básicos. Porém essa é apenas uma idéia pré-conceituada que possuímos. Em uma de suas muitas definições, periferia é o “conjunto das zonas situadas à volta do centro de uma cidade, arredores, subúrbios.”





Para o professor Eduardo Marques em entrevista à revista Continuum:
As periferias são as áreas mais externas das grandes cidades, ocupadas desde os anos 1970 por populações de baixa renda que viviam em condições muito precárias e estavam submetidas a vários tipos de risco. Em termos recentes, as periferias têm se tornado mais heterogêneas socialmente, assim como têm tido maior acesso a políticas e serviços públicos, embora grandes diferenças de qualidade dos serviços ainda perdurem. Apesar de ainda ser espaços de pobreza e privação, elas se transformaram muito. Por isso, faz mais sentido falar de periferias (no plural) nos dias de hoje.

Enquanto para Gilberto Dimenstein, estar na periferia

é estar excluído dos benefícios sociais, culturais, tecnológicos e científicos. Ser periférico é estar à parte desses benefícios. Não se trata, portanto, de uma definição geográfica, mas de uma definição que trata de aspectos socioculturais e econômicos.

Portanto são vários os conceitos de periferia, mas entendemos aqui com produção científica da periferia, todos aqueles trabalhos apresentados em eventos, artigos de revistas e livros, escrito e/ou produzidos por aqueles que saíram de um meio desprovido de incentivo para esse tipo de produção, mas que de alguma forma superaram os problema e hoje fazem parte da “elite” de academia, ou seja, aqueles que saíram da periferia e hoje contribuem com a produção científica.

E para você o que é periferia?



Bibliografia consultada:

REVISTA CONTINUUM. Disponível em: <http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2689>. Acesso em: 21 mar. 2011.



5 comentários:

  1. Acho que todas as definições condizem com a atualidade, acho ainda que a realidade da periferia vem mudando, a começar justamente pelas faculdades, muitos são os estudantes que são a primeira geração a entrar em uma faculdade por conta do seu nível social. Porém não é só no quesito educação que a periferia vem mudando de status, existem inúmeros estudos
    apontando que hoje o cidadão da periferia tem poder de consumo e acesso a oportunidades antes inalcançáveis.

    ResponderExcluir
  2. Qual o conceito?????de periferia????????????

    ResponderExcluir
  3. para mim periferia e uma feira que fica em cidades ou estados

    ResponderExcluir
  4. para mim periferia e bastante feiras que ficam em bastantes lugares ou estado de cidades e em alguns outros lugares tipo Belém do para existe bastantes feiras por la eu sei p q já morei la na verdade eu tipo a sim fui criada la d´s dos meus primeiro dias la já vi bastante periferia

    ResponderExcluir