terça-feira, 3 de maio de 2011

Qual o papel das bibliotecas públicas e comunitárias para a produção científica na periferia?



O incentivo à leitura na periferia pode começar a partir de uma biblioteca pública e até mesmo comunitária que possibilite aos membros de uma comunidade o primeiro contato com a cultura registrada nos livros de um acervo voltado à sua própria história. 


Segundo MOTA et al., as “bibliotecas públicas são mantidas pelo governo e servem a uma população um pouco maior como a Cidade e o Estado. Já as comunitárias podem ou não ser subordinadas ao governo, mas também atendem a populações menores, como bairros e vilas”.
 
Esse simples ato pode parecer insignificante, mediante a grandeza de uma produção científica, muitos se enganam aqueles que assim pensam. Pois é somente através da leitura, esta que deve começar desde os primeiros anos de estudo, que chega-se a produção científica, sendo ela periférica ou não.
 
Tanto a biblioteca pública como a comunitária deve ser um espaço sociocultural que disponibilize produtos e serviços informacionais para a comunidade em geral, trazendo um acervo diversificado tanto ao que se refere a conteúdo com aos suportes em que eles são apresentados.
 
Um bom exemplo de biblioteca comunitária na periferia é a Estação do Conhecimento Einstein que fica localizada na comunidade de Paraisópolis.
 
A Estação do Conhecimento Einstein foi desenvolvida a partir de um projeto que tem por objetivo trazer um novo conceito em ambientes de informação que busca integrar a comunidade frequentadora do espaço e promover ações que propiciem o acesso à informação e ao conhecimento.





Para conhecer melhor esse projeto acesse o blog: http://estacaodoconhecimentoeinstein.blogspot.com


E para vocês deixamos aqui algumas reflexões: biblioteca pública e comunitária são a mesma coisa? Qual a importância desse tipo de biblioteca para o desenvolvimento cultural da população? E para a produção científica?


Bibliografia consultada:

ESTAÇÃO do Conhecimento Einstein . Disponível em: <http://estacaodoconhecimentoeinstein.blogspot.com>. Acesso em: 2 maio 2011.


MOTA, Alice de Oliveira. et al. Biblioteca São Jerônimo: Centro de Valorização da Cidadania e o Programa de Bibliotecas Fust. Disponível em: <http://www.cinform.ufba.br/iv_anais/artigos/TEXTO01.HTM>. Acesso em: 1 maio 2011.


Wikipédia. Biblioteca Pública. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Biblioteca_p%C3%BAblica>. Acesso em: 1 maio 2011.

5 comentários:

  1. Parabéns pelo post, meninas! Ficou ótimo. O assunto abordado requer muita atenção, fico feliz pelo fato de vocês estarem fazendo isso.

    ResponderExcluir
  2. A Biblioteca Comunitária é uma ação da comunidade, que vêm para suprir uma carência negligenciada pelos poderes públicos, que não investem em recursos para as Bibliotecas Públicas e Escolares cumprirem seu papel de atender as necessidades informacionais da população em qualquer canto do país. Quando a população se une, consegue desenvolver esses projetos incríveis que alcançam locais ignorados ou desconhecidos aos olhos dos "grandes". Poderíamos ficar nos "se isso você feito..." ou "se a educação e cultura fossem valorizadas..." para sempre, a espera de respostas. Pelo menos podemos contar com ações como essas, que possibilitam mais e mais pessoas a pensar nos "se" da vida e, quem sabe, em um futuro próximo, abolirmos essa palavra de nossas habituais frases.

    ResponderExcluir
  3. Bela postagem meninas. Tanto a biblioteca pública como a comunitária são importantes. A biblioteca comunitária é uma (de algumas) porta para a biblioteca pública e tantas outras que fazem parte da tão falada vida acadêmica. Infelizmente, ambas as bibliotecas são desvalorizadas na nossa sociedade, especialmente a pública. Falo isso, talvez com certo radicalismo, pois trabalhei numa biblioteca pública que, realmente, deixava muito a desejar.
    Mas o importante é não desistir de nenhuma delas e principalmente, não desistir da cultura que elas proporcionam.

    ResponderExcluir
  4. Muito bem meninas fizeram um excelente trabalho sobre o tema abordado parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Meninas, o tema de vocês é interessante, já disse isso antes,...Bem, sobre o tema que trouxeram (hum, hum, espontaneamente), relação bibliotecas públicas e Comunitárias, o que percebemos é que há pouco espaço e ações para o aprendizado da atitude científica, isto é, para a pesquisa, análise das informações e reflexão. Continuem firme....TaniaC

    ResponderExcluir