Neste início de pesquisa estamos em fase de levantamento bibliográfico para a definição dos conceitos de “cultura” e “periferia” que tomaremos como norte para o andamento deste projeto. Entretanto, devido ao cunho interativo da atividade proposta pelas professoras coordenadoras da atividade, acreditamos que tal levantamento deve ser realizado também em blogs e web sites de agentes e lideranças culturais da periferia, de maneira que nos manteremos informadas ao mesmo tempo em que estabeleceremos contato direto com os núcleos de interesse para a pesquisa.
Autores como Ferréz, com bibliografia citada no plano de ensino da disciplina de Ação Cultural e blogs como o Ação Educativa, organização criada em 1994 em promoção dos direitos da juventude e da justiça social, serão nossas principais fontes.
Considerando que o tema de nossa pesquisa é caracterizado pela falta de documentação, ou seja, não dispomos de uma gama muito variada de obras que referenciem quem são esses agentes advindos da periferia de São Paulo e que estão inseridos no contexto da produção científica, contaremos também as descobertas empíricas de indivíduos com esse perfil e que nos sirvam de estudo.
Conhece alguém que se encaixe ao perfil de nosso tema? Entre em contato com a equipe Periferia na academia e indique seus amigos para nossa pesquisa!